ESTÁDIOS DO COPÃO


O Copão da Amazônia foi uma competição Interestadual que durou 16(dezesseis) anos(1975 à 1990), o palco desse importante torneio realizado na Região Norte foram principalmente os estádios: Glicério Marques, em Macapá-AP, o José de Melo, em Rio Branco-AC, Aluízio Ferreira, em Porto Velho-RO e o Flamarion Vasconcelos, em Boa Vista-RR.
Hoje vamos começar a falar um pouco da história dessas 4(quatro) praças esportivas, que foram de suma importância para realização do Torneio da Integração da Amazônia, mais conhecido, como "Copão da Amazônia".


                                              Estádio Glicério Marques- Macapá-AP 


                                               Estádio José de Melo - Rio Branco-AC 
                                              Estádio Aluízio Ferreira - Porto Velho-RO

                                             Estádio Canarinho - Boa Vista-RR - 1986


ESTÁDIO GLICÈRIO MARQUES


O Estádio Glicério de Souza Marques, foi inaugurado em 15 de janeiro de 1950, para sediar os jogos do Amapá no Campeonato Brasileiro de Seleções de 1950, até então o Amapá não participava de nenhuma competição à nível nacional, pelo fato do mesmo não possuir nenhum estádio adequado dentro das regras do futebol brasileiro. O prélio inaugural foi entre Seleção do Amapá X Seleção do Pará..
Logo que inaugurou, o primeiro nome dado foi Estádio Municipal, depois passou a se chamar Glicério de Souza Marques, nome em homenagem a um ex-atleta amapaense, também foi o 1º Presidente da Federação de Desporto do Amapá(FAD), hoje Federação Amapaense de Futebol(FAF).
Os Apelidos do Estádio são: "Gigante da Favela", pelo fato de antigamente se localizar no bairro Chamado "Favela". O outro é "Glicerão"








Nenhum comentário:

Postar um comentário