IV Copão da Amazônia - 1978

                                 

                            PARTICIPANTES:
    
                             Fonte: Revista da Federação Acreana de Futebol/2011
JOGOS:
03 de Setembro/78

Rio Branco 2 X 0 São Raimundo
Baré 1 X 2 Moto Clube


05 de Setembro/78

Moto Clube 0 X 0 Guarany
Ferroviário 3 X 0 São Raimundo


07 de Setembro/78

Rio Branco 3 X 1 Ferroviário
Baré 1 X 1 Guarany


SEMIFINAIS:

10 de Setembro/78


Rio Branco 2 X 0 Guarany
Moto Clube 1 X 0 Ferroviário

DECISÃO DO TERCEIRO LUGAR:


13 de Setembro/78


Ferroviário 1 X 0 Guarany

FINAL:


13 de Setembro/78

Local: Canarinho(Boa Vista-RR)

Moto Clube 1 X 0 Rio Branco

CLASSIFICAÇÃO:

 
1 - Moto Clube (RO)
2 - Rio Branco (AC)
3 - Ferroviário (RO)
4 - Guarany (AP)
5 - Baré (RR)
6 - São Raimundo (RR)

Fonte: RSSS Brasil


Moto Clube embarcando para o Copão de 1978, em Roraima - Em pé: Soares, Jordan, Edu, Toinho, Nelson, Chico, Mazola, Zé Heitor,  Gainete, Luizinho e Rochinha - Agachados: Iata, Liberato(Massagista), Faz Tudo, Copá, Juarez, Miltinho, Léo, Lacate e Princípe Dilson e Alessandra
    Fonte: Saudosismo Portovelhense/Facebook


Foto do elenco do Moto Clube no saguão do então Aeroporto do Belmont, prestes a embarcar para Boa Vista/RR, onde disputou o 4º Copão da Amazônia e sagrou-se Bi-Campeão do Torneio, 1978. (Texto: J Menezes Menezes‎) - De pé: Soares, Jordan, Edu, Toninho, Nelson, Chico, Mazola, Zé Heitor, Gainete, Luizinho e Rochina; agachados: Iata, Liberato (massagista), Faz-Tudo, Copá, Juarez, Miltinho, Leo, Laerte e Dilson na companhia da mascote Alessandra

    Fonte: Luis Claro, Minha querida Rondônia/Facebook



Time titular do FERROVIÁRIO -  COPÃO DA AMAZÔNIA de 1978 - Estádio CANARINHO, em Boa Vista-RR. Em pé da esq. para direita: NEO, DA SILVA, RAUL GIL, DEDÉ, WALTER e CLARISSO. Agachados da esq. para direita: RUBINHO, RONILDO, CAETANO, JOÃOZINHO E RICO.
    Fonte: Hildebrando Gonçalves/Facebook


Equipe do Guarany Atlético Clube – Copão  de 1978 - Em pé: Moacir Coutinho (Presidente), Luiz Arnaldo (Médico), Alemão, Dida, Gil, Marinho Macapá, Magno, Dias, Perivaldo, Walter, Pedro sabe-tudo (Aux. Técnico) e Neves (Massagista) - Agachados: Admilson, Castelo, Miltinho, Ademir Pena, Orivaldo, Camorim, Eudo, e Bolinha.
    Fonte: Acelino Ferreira/Facebook


Time do Guarany-AP em 1978 – Em pé: Castelo, Marinho Macapá, Alemão, Gil, Dida e Dias - Agachados: Orivaldo, Ademir Pena, Perivaldo, Bolinha e Camorim


   Fonte: Miraelson Coutinho/Facebook




Ferroviário de 1978 - Estádio Aluizio Ferreira - Em Pé. da Esquerda P/ Direita: Alcimar - (Goleiro), Raul Gil (lateral direito), Clarício - (lateral esquerdo),  Da Silva (cabeça de área),  (quarto zagueiro)  Ivan I (zagueiro central) - Agachados:  Ivan II (ponta de lance), Joãozinho (ponta direita), Ronildo (centro avante)(diabo louro), Caetano (meia) e Rubinho (ponta esquerda).
    Fonte: José Martins/Facebook


                   

 Jogador Treco fez o gol do  Ferroviário-RO - Copão de 1978 - Ferroviáriop 1 X 0 Baré
    Fonte: Carlos Moisés/Facebook


                       Outra imagem do jogador Treco do Ferroviário em 1978
                       Fonte: Saudosismo Portovelhense/Facebook







Ferroviário Atlético Clube - Copão da Amazônia 1978 - Em pé: Neo, Walter, Zezinho, Ronildo(O Diabo Louro), Ivan, Joãozinho, Fiapo(alegria da vila), Lapa, Clarício, Reis Arara, Rubinho, Cap. Nascimento, Des. Aldo Castanheira - Agachados: Costinha, Caetano, Da Silva, Dedé, Bosco e Rico 
   Fonte: João Bosco/Facebook  




HOMENAGEM À TORCIDA TRICOLOR - FERROVIÁRIO, embarcando para disputar o COPÃO DA AMAZÔNIA em Boa Vista - RORAIMA, em setembro de 1978. Reparem na elegância dos atletas em traje passeio completo. Com esta foto quero homenagear dois dos maiores dirigentes com quem tive a oportunidade de conviver como atleta de futetol: o CAPITÃO ALBINO NASCIMENTO, Presidente do FERROVIÁRIO, que sempre honrou seus compromissos com os atletas que ele contratava, além de ser um ser humano generoso e prestativo; e o saudoso SEBASTIÃO DO NASCIMENTO LAPA, igualmente uma importante personalidade que muito contribuiu para o engrandecimento do Futebol de RONDÔNIA. MEU ETERNO AGRADECIMENTO A ELES. Atletas: em pé da esquerda para a direita: NEO, WALTER, ZEZINHO, RONILDO, IVAN, JOÃOZINHO, FIAPO, LAPA, CLARISSO, saudoso finado REIS, RUBINHO, CAP. NASCIMENTO e o Des. ALDO CASTANHEIRA. Agachados da esquerda para a direita: COSTINHA (roupeiro), CAETANO, DA SILVA, DEDÉ, BOSCO e o RICO.

     Fonte: Hildebrando Gonçalves/14/11/2014/Facebook





                 O Moto Clube retorna a Porto Velho campeão do Copão da Amazônia, a cidade parou e os atletas foram recebidos com desfile em carro de bombeiros, foguetes e muita festa.
          O aeroporto do Belmont ficou tomado pelas cores alvirrubras, da mesma forma que a Avenida Lauro Sodré, então única via de acesso ao centro da ciadade. A delegação foi recebida no Palácio Presidente Vargas pelo Governador Humberto da Silva Guedes


              Na porta do avião o zagueiro Osvaldo Pascoal, em realidade conhecido por Fio, ergue o troféu e a festa tem início. À frente o diretor do Moto, Joaquim Rocha Filho, o Rochinha.
 Fonte:Blog do Lúcio: Nos tempos do nosso futebol campeão

 
                                      Foto: Acervo do Fio


      Equipe do Moto clube Bicampeão do Copão de 1978

    Fonte: Onofre Mendes/Facebook


                                       Jogadores Jonas e Juarez -  Moto Clube Bi-campeão em 1978
                              Fonte: Alexandre Cunha/ Facebook



    Carreata em Porto Velho - Moto Clube Bi-Campeão do Copão da Amazônia de 1978
    Fonte: Valdeci Ribeiro/Facebook



Galeria dos campeões é uma forma homenagear os ex-jogadores heróis/guerreiros que participaram da conquista de campeão do Copão da Amazônia. Personagens que fizeram e fazem parte da história do futebol "Marron" do Norte do Brasil, época áurea do nosso futebol - O que prevalecia era o amor a camisa, os jogadores eram pagos de maneira informal para se dedicar apenas ao futebol - Esse período ficou conhecido como amadorismo marron.(Franselmo George).

        
                       
IATA 


Ex-goleiro campeão pelo Moto Clube em 1978




O primeiro, grande goleiro, apesar da baixa estatura, ponteou entre nós e seu grande momento foi o título de 1978 pelo Moto Clube, no Copão da Amazônia, em Boa Vista.
 
                                  Fonte: Flavyano da Silva/Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário